domingo, dezembro 3

Como é possível algum dos nossos estudiosos dizer: "quem fala a verdade, nada consegue"!

Como é possível algum dos nossos estudiosos dizer: "quem fala a verdade, nada consegue"! Que não seja o que ele pensa fica a dúvida, bem pode generalizar algo sensasionalista, mas ... isto é algo mais importante que a subtileza!

Fim de Novembro e inicio de Dezembro, é a altura daquelas caras de colegas mais chateados com a vida ou deprimidos do que o usual! E como se contagia! Foge, foge .... Junte-se a isso um subordinado que decidiu meter baixa, e os colegas dele a contribuir entusisticamente para a fogueira! Triste espetaculo que só a muito custo se consegue estancar e desincentivar este
maior desporto nacional, como só um Don Quixote. Portugal bem precisa de uma eficiente lei contra o assédio moral e seus adeptos ou será anti-cultural fazer isso?!

Que fazer? Por mais que a vida nos possa sorrir, por mais que nos esforcemos para construir uma envolvente alegre e dinamizadora de boas vontades, cá vêm estes novos velhos do Restelo! Será que alguma vêz nos veremos livres desses espécimes, ou é uma fatalidade do nosso destino português?!

Tentando mudar de assunto, e pelo interesse que neste homem despertou o tema, tira-se para o corrente post uma afirmação de Jaime Milheiro (a propósito dos colóquios do Porto 17-18Nov2006 Fundação António Almeida) ao JN (segundo o JN, claro!):
**********************************************************************
"A verdade, porém, é que nunca se mentiu tanto como agora ... Seja para prejudicar outrem, enaltecer o ego ou omitir uma verdade inconveniente ou dolorosa, a mentira é aprendida na infância e faz parte do processo de crescimento. Pode até ser " remédio para inúmeras complicações, dores e sofrimentos". Está de tal forma vulgarizada, que se chegou ao paradoxo que "quem fala a verdade, nada consegue" (como pode um estudioso afirmar isto? Será que devo dar atenção a uma só mais palavra deste senhor? Bem, acho que consigo perceber onde ele quer chegar ... ;-) ), enquanto o engano parece ... diplomacia. **********************************************************************

Como pode um eminente estudioso afirmar isto?!

Bah!Então a mentira não alucina o próprio e invalida o valor de quem a recebe reduzindo-o? Não é uma fonte de destruição de relações, uma postura destrutiva da essencia da vida em sociedade onde confiamos nos outros para sobrevivermos e satisfazermos algumas das necessidades básicas? Porque temos de aceitar passivamente a mentira e viver quotidianamente com
ela e as suas consequencias! É outra inevitável fatalidade da natureza portuguesa ou humana? Vamos acreditar em mentiras saudáveis?

Este blog já conta com um ano. Decisões e também hesitações de um novo quotidiano agora finalmente saíndo de um labirinto que se transformara de divertido em pesadelo do tipo que numca mais termina! E agora, com o que sobra toca a construir algo digno e entusiasmante ...(Será justificação para um mês sem aqui vir registar alguns pensamentos e acontecimentos? Talvez não o suficiente).

O alívio da decisão tomada é imenso e revigorante. As certezas vão-se juntando e construindo as fundações de uma nova construção. As hesitações são as usuais de quem quer fazer o melhor que sabe. Mas não haja dúvidas, é precisa muita coragem!

Os obstáculos cá vão aparecendo donde menos um idealista espera. A pessoa que se acredita ser diferente de tantos outros, pode mesmo virar monstro nos seus actos, por instantes destapar entre fingimentos a cara de ódio de morte e gostar de encenar um drama de vítima que mais não é que vitima de quem não quer assumir a sua responsabilidade pela vida e compromissos. Tanto para quê?

Por fim, queria deixar aqui uma nota de apreço ao esforço de Hugo Cardinalli que mais uma vez apresenta um espetáculo de qualidade a Lisboa. Está no Parque das Nações (na realidade no extremo norte, já depois de passarmos pelos pilares da ponte Vasco da Gama) e onde é fácil estacionar e sem pagar. São três horas bem passadas quase sem pausas a assistir a malabarismos e palhaços que fazem rir. A um preço acessível.

3 Comments:

Blogger augustoM said...

"quem fala verdade nada consegue!"
Isto dito assim sem mais nem menos, ainda para mais por um estudioso, é manifesta a afirmação da sua verdade face à mentira que rejeita. Verdade e mentira é uma dualidade, não existe uma sem a outra, pelo que a verdade só existe com a existência da mentira. Se queremos a verdade temos de aceitar também a mentira, porque só verdade, verdade, não é nada a não ser que na verdade já esteja implicita a mentira.
Isto é um disparate, mas não de todo.
Um abraço. Augusto

1:55 da tarde  
Blogger trintapermanente said...

“For unto us a child is born,
unto us a son is given: and the
government shall be upon his shoulder: and his name shall be called
Wonderful, Counsellor, The mighty God, The everlasting Father, The Prince of Peace.”

ISAIAH 9:6

Bom Natal :)

7:07 da tarde  
Blogger augustoM said...

Hoje é só para desejar Boas Festas.
Um abraço. Augusto

9:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home