quarta-feira, agosto 30

A regra do "Big fish eats small fish"

Muitas ideias para registar ... mas passaram-se 3 semanas sem o fazer. Este periodo de férias é assim mesmo! Há quem considere impensável passar férias sem um planeamento rigoroso. Outros consideram que se o fazemos durante o ano, então ao menos exista um periodo onde se improvisa exercitando alguma criatividade. E quando pessoas com estas duas distintas filosofias de vida se juntam para viver que possíveis resultados são de esperar?

Exceptuando os casos onde a flexibilidade permite variar (caso que por vezes designamos win-win game) cai-se em situações de intolerância que levam a querer viver junto mas querer férias separados! Pois é: "Sometimes, instead of the things we cherish and/or the principles we struggle for, we are moved by our daily needs" (TPS).

Com isto fez-se um click !!! ... relembrando um post de Dezembro 18, 2005 onde se escreveu que as necessidades têm uma hierarquia tal que garanta sobrevivência física (Os níveis 1 e 2) e sobrevivência psicológica (níveis 3 e 4 após 1 e 2).
Nível 1. Necessidades Básicas (respirar, alimentar, beber, ...)
Nível 2. Necessidades de Segurança (protecção da existência às agressões o que pode fazer-se pela família, trabalho, matrimónio, poupanças, habitação, ...)
Nível 3. Necessidades Sociais (Aceitação na família, em grupo de amigos, em grupos sociais, ...)
Nível 4. Necessidades Pessoais (Reconhecimento, consideração, poder)
Nível 5. Necessidades de Realização Pessoal

Será que, por exemplo, se uma pessoa for muito exigente em termos de familia e trabalho não vendo por isso as necessidades satisfeitas acaba por não conseguir alcançar mínimos ao nível das Necessidades Sociais, Pessoais e de Realização Pessoal?





Mas, se baixarmos demasiado o nivel de exigência/necessidade não caimos na regra da selva: "... The rule is simple. Big fish eats small fish. You start out as a small fish. Eat enough small fishes to become big and thus eating the big ones back."?


Um brinde a todos aqueles que conseguem compreendem esta hierarquia de 5 níveis e a aplicam na vida! Se não aceitarmos os outros, dentro dos limites do devido respeito, então a consequ~encia deveria ser negar-lhe acesso a reconhecimento nem poder como recompensa a necessidade pessoal. Infelizmente quer parecer que deixamos muitos terem esse poder simplesmente porque "comeu outros mais pequenos". ;-)

1 Comments:

Blogger augustoM said...

Hierarquizar as prioridades das necessidades subjectivas, é um egocentrismo onde a prioridade só subsiste na impossibilidade de se não conseguir o todo simultaneamente.
Nesta óptica, o que funciona é o egoísmo, motor de todas as nossas necessidades, das quais está excluído tudo que não contribua para elas.
Talvez seja esta a nossa grande diferença dos Cro Magnons, o individualismo em prejuízo do colectivo.
Gostei muito do seu comentário, que li com a melhor das atenções.
Um abraço. Augusto

9:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home